sábado, 14 de setembro de 2013

Preconceito é uma m...

    Preconceito é uma m... maneira de se fechar a muitas possibilidades bacanas que podem surgir em nossas vidas, não acham? É a típica historinha de crianças que se nega experimentar o novo e, como argumentação irrefutável, lança o famoso "porque não!". 
    Porém, todos nós guardamos, mesmo que lá no fundo, esta sementinha do "porque não!". Aquela "torcida" de nariz, aquela carinha de nojo e outras representações externas para demonstrar nosso desprezo a algo.
     Comigo também não foi (é) diferente... Afinal de contas, eu também sou filha de Deus, né? Tempos desses, estávamos andando pelo Centro do Rio, meu esposo e eu, e ele avistou no alto do prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) a imagem de divulgação da próxima exposição. Ele ficou fascinado e seu fascínio fez com que eu levantasse meus olhos e visualizasse o cartaz... Tratava-se da exposição Cai Guo-Qiang - Da Vincis do povo (peasant da vincis), que tem como principais obras construções um tanto excêntricas de um artista e inventores chineses.  Não acreditei que ele estava maravilhado com um monte de geringonças! Um monte de ferro torcido, gente!

    Deixei os meus achismos só no campo da mente, aquele papo de representação externa de desprezo foi pras cucuias! Não queria arrumar atrito com o amorzinho, né? Não sou boba nem nada! Fiquei só "matutando":
    - Esse homem tá doido! Como gosta de coisa maluca, meu Deus! Se ele quiser, pode vir. Mas vem sozinho.
    O tempo passou, estávamos no Centro do Rio e pumf! "Caímos" no CCBB... mordi minha língua preconceituosa! Não somente fui à exposição, como também adorei-a! Isso mermo, podem rir da minha cara.
    São várias engenhocas engraçadas, mas funcionais. E uma das partes que mais gostei foram as obras feitas com pólvora, genial! O Cai é um conceituado artista, rapá! Cheio de prêmios respeitáveis, com suas obras expostas e conhecidas por boa parte do mundo. Ia entrar em maiores detalhes, mas vou deixar vocês com água na boca e a dica para um programa legal e gratuito! Olha o link com maiores informações sobre a exposição aqui. Só mais uma coisinha: só vai até o próximo dia 23.
    Ainda bem que sempre tem um enviado dos céus para nos tirar do limbo do preconceito, né? ; )

P.s: Ah! Já ia me esquecendo: vá nos horários exatos. Como, por exemplo, às 9, 10, 11, assim por diante. Os funcionários do CCBB ligam as invenções e você pode se deliciar com os "brinquedinhos". : )
    
    

Um comentário:

  1. É uma exposição muito interessante, mesmo. O inusitado de fazer arte com bugigangas, pólvora ou mesmo com a sujeira do teto de vidro empresta a visita um "q" de lúdico. Quando moleque eu queria criar robôs e coisas do tipo. Por isso gostei daquilo tudo.

    ResponderExcluir