terça-feira, 15 de outubro de 2013

Qual presente você dará?


    Dia de felicitações, aniversários e afins merecem presente, não acham? E o dia de hoje é muito especial: Dia dos Professores, dos Mestres, das "tias"...
     As felicitações, mensagens de apoio e outros mais estão jorrando "a mil por hora" nas redes sociais, acho super bacana e válido, não estou aqui para criticar ou até mesmo menosprezar essas manifestações de carinho, afeto e apoio, mas, acredito, podemos fazer mais!
   Hoje, por exemplo, temos uma passeata de apoio aos educadores na cidade do Rio de Janeiro - concentração às 15 h na Alerj, com saída às 17 h da Igreja da Candelária. Você vai? Se não vai - não importa os motivos -, chamou alguém? Não basta achar "bonitinha" a profissão de professor, temos que apoiá-los de todas as formas. Chega dessa inércia, de apenas soltarmos palavras ao ar e atitudes que realmente mudam as coisas, nada!
   Toda a sociedade civil tem um compromisso de atuar, da maneira que puder, para a melhoria da educação. Basta de dizer que tudo é culpa do professor! Não se deixe manipular pelo o que tem sido noticiado pelas grandes mídias, elas não estão nem aí pra mim e pra você! Vai continuar acreditando nos jargões? "Isso é tudo um bando de vagabundo"; "Professor que faz greve é porque não gosta de trabalhar!"; "Tá reclamando de quê? Quando fez o concurso, não sabia do salário?".
    Atualmente, as ferramentas são inúmeras para que participemos de ações como essas, vou citar um grande exemplo: o Facebook. Acho que 11 em cada 10 brasileiros - eu sei, a hipérbole foi cruel! rs - participa e/ou tem uma conta na rede social. Mesmo que você não seja professor, deve ter pelo menos um amiguinho que atue e saiba com melhores detalhes do quadro R-E-A-L da Educação no Brasil. Por isso, fique atento! Leia as informações, compartilhe, comente, faça com que os professores tenham voz e alcancem mais e mais pessoas à sua luta!
   As greves e os atos não estão apenas ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro, grande parte dos profissionais da Educação do país estão descontentes, olha aqui quantas manifestações ocorrerão hoje. Deve ser coincidência, né? Não é possível que esteja tão ruim assim. Hum... Abre o olho, povo brasileiro!
    Vamos valorizar esses profissionais, galera! Pais, sejam cooperadores neste processo que é o educar, não aja como se o professor fosse seu inimigo, é justamente o contrário; Alunos, respeitem seus professores. Eles não estão em sala de aula apenas para receber o "deles" no final do mês; Diretores, não vejam o professorado como inferiores e relés "subalternos", mas como cooperadores; Governantes, tomem vergonha na cara e parem de menosprezar a base da sociedade! Pensei em um monte de impropérios para esses últimos, mas aqui não é espaço para isso, né?
    Por fim, quero agradecer a todos os mestres que passaram por minha vida, desde a "tia" Marilene ao Professor José Pereira. Todos eles foram de suma importância para minha formação intelectual, social e pessoal. Gostaria de mencionar um a um e o que cada um trouxe de contribuição para mim, porém não caberia espaço rs. Sou grata também a meus pais, pois eles sempre me fizeram valorizar à educação e seus profissionais, ensinaram-me que a escola era um espaço de respeito e que deveria me portar com total reverência a esse espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário